segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Cultura das Pin Ups



A doçura, inocência e malícia em uma atitude e estilo, entre tantas tendências já passadas essa foi a que mais marcou, o grande segredo imortalidade desse estilo, é algo além da adorável sensualidade e inocência no mesmo corpo, algo vintage que só as mulheres daquela época tinham, um erotismo sutil, porém naquela época ousado, que mexia com a fantasia dos homens, com belas modelos em poucas roupas e poses provocativas em cenários decorados por bolas, balanços, filhotes e utensílios de casa.

Esse fenômeno popularizado por Gil Elvgren começou apenas com pôsters de mulheres em sua maioria anônimas retratadas para campanhas publicitárias, mas logo popularizou - se durante a 2ª Guerra Mundial pelos soldados que levavam seus retratos para os quartéis como forma de estímulo, distração e lembrança de suas vidas fora dali. Entre as décadas de 1930 a 1950 elas dominaram a imagem da mulher americana como representação a liberdade da sexualidade feminina ainda de certa forma submissa aos homens.


Grandes artistas como Marilyn Monroe, Betty Grable, Rita Hayworth, Bettie Page e até Betty Poop se tornaram sinônimos pin ups imortais.


Hoje podemos ver descendentes desse estilo nas belas Katy Perry, Amy Winehouse e Dita Von Teese, propagando essa atitude que sempre vai gerar admiradores através de gerações. Embora elas nunca serão verdadeiras Pin Ups, pois remetem a ousadia e evolução que as mulheres conquistaram naquela época. Hoje as mulheres já tem seu posto e suas conquistas garantidas ficando o estilo Pin Up apenas uma forma elegante e distinta de se comportar e vestir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário